A saúde não só é uma das preocupação do RH, como impacta diretamente na produtividade do funcionário e no clima organizacional da empresa.
Pensando nisso, nosso fundador Dr. Mauro Silva Jr, preparou algumas dicas para melhorar a saúde dos colaboradores.
Confira na matéria para o Mundo RH.
A saúde é o ativo, se é que podemos chamá-la assim, mais importante para um ser humano. Sem ela é praticamente impossível exercer qualquer tipo de atividade, com algumas exceções. Contudo, em um ambiente corporativo do mundo moderno se destacam os profissionais mais criativos, organizados e proativos. Ter uma performance que combine esses três elementos requer muita saúde.
Porém, conseguir manter o equilíbrio se tornou um pouco mais difícil com a chegada da Pandemia. Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos meses de maio, junho e julho de 2020 revelou que 80% da população brasileira ficou mais ansiosa durante o período. E o resultado disso provavelmente já tem afetado muita gente.
A partir deste cenário, fica evidenciada a importância dos cuidados preventivos com a saúde, seja por meio de uma rotina de exercícios, boa alimentação e consultas médicas.
Por isso, o médico e fundador da Truvio, healthtech criada para solucionar problemas de gestão de saúde nas empresas, Dr. Mauro Silva Jr., listou algumas dicas que podem ajudar as empresas a cuidarem da saúde dos colaboradores com mais qualidade.
Ouça e olhe para os seus funcionários
Em alguns casos, tanto fundadores quanto departamentos de RH acabam se distanciando dos colaboradores, principalmente no que diz respeito à questão da saúde. Poucas empresas realizam pesquisas internas para medir se uma pessoa está com algum quadro de ansiedade ou depressão, por exemplo. O primeiro passo é fazer um levantamento para descobrir como aquele funcionário está e o que pode ser feito para ajudá-lo. Hoje existem soluções no mercado que auxiliam as companhias com essa questão.
Promova a prevenção
Ao olhar para o time, o gestor é possível que os gestores encontrem alguns casos de risco, mas isto não significa que seja um problema. Entenda quais benefícios do convênio podem ser usados e promova a prevenção a partir daquelas ferramentas disponíveis. Vale ressaltar que as alternativas não se limitam somente a planos de saúde. Criar campanhas de incentivo à prática de esportes e boa alimentação podem ser opções. O importante aqui é incentivar as pessoas a cuidarem de si mesmas, seja mental ou fisicamente. As duas estão diretamente relacionadas.
Ofereça ajuda e suporte
Ninguém gosta de ser afastado do trabalho por algum problema de saúde, seja ele mais ou menos grave. Gera insegurança no colaborador que, muitas vezes, trouxe resultados extraordinários para a empresa. Quando situações assim acontecem, é uma oportunidade que os gestores têm de fortalecer mais ainda este relacionamento. É de bom gosto pensar em alguma forma de prestar assistência para esta pessoa. Ainda que seja imensurável, a tendência é que o negócio colha bons resultados no futuro.
Acompanhe os resultados
Ao estabelecer uma estratégia com foco na elevação da qualidade de vida das pessoas, defina métricas e acompanhe os resultados. Uma empresa que utilize pouco o serviço de pronto atendimento pode, por exemplo, pedir reajustes menores nos planos. Logo, se os colaboradores se previnem e usam o Pronto Socorro menos do que a média, conseguir os descontos fica mais fácil. E a melhor parte é que todos ganham neste processo.